Dinossauro espirrando veneno
Não há registro fóssil de que um dinossauro pudesse espirrar veneno, sequer há registro de que dinossauros pudessem ter papas debaixo do queixo. No caso do dinossauro que aparece nessa cena, cujas características se assemelham mais a de um Dilofossauro, não há provas de que suas cristas se abriam como um leque no momento que ele fosse atacar. As conclusões que foram tidas a respeito dele dizem que provavelmente suas cristas eram usadas para exibição e não ataque.
As cristas faziam com que a cabeça do dilofossauro parecesse mais redonda e maior, o que pode ter ajudado o animal a disputar comida ou território. Alguns paleontologistas sugerem que esse terópode primitivo era social e que as disputas com rivais eram decididas pela exibição de cristas, que também podiam servir para demonstrar a posição do animal ou assustar desafiantes.
Em compensação no filme é retratado de maneira perfeita o que se supõe ser os movimentos do bicho e ao atacar Nedry, o dinossauro não o domina pela força da mesma forma como os paleontólogos acreditam que ele agiria.