Coincidência do Velociraptor
Velociraptor é um dos dinossauros mais ágeis que já existiram. Era pequeno, porém muito voraz. No entanto, seu nome não está correto, já que o dinossauro do filme é o Deinonychus norte-americano, espécie maior e mais perigosa.
Segundo os maiores espécimes, o Deinonychus teria 3,4 metros de comprimento (sendo a medida do crânio de 41 centímetros), cerca de 87 centímetros de altura nos quadris (o que daria cerca de 1,2 metro de altura) e pesava 73 quilos.
A descrição do Deinonychus por Ostrom tornou-se a descoberta mais importante da paleontologia no século XX. Definitivamente era um predador ativo e incrivelmente ágil, o que mudara totalmente a visão mundial sobre os dinossauros: até o período, os dinossauros eram descritos como animais lentos, burros e condenados à morte; animais de sangue-frio como todo réptil. A descoberta do "garra terrível" mudou o mundo da paleontologia drasticamente. Em primeiro lugar, muda-se a postura com que se via os dinossauros: de lentos famigerados répteis a inteligentes e ágeis predadores (por exemplo); de animais condenados à morte a animais superadaptaveis; de ectotérmicos a, possivelmente, endotérmicos; de beco-sem-saída evolucionário a ascendentes das aves (essa ideia só veio a ser aceita depois de 30 anos que Ostrom a criou).
No filme "Jurassic Park" o velociraptor é mostrado como um dinossauro que possui dois metros de altura era muito ágil e inteligente. Mas o velociraptor mede apenas um metro de altura e dois de comprimento. Faz parte da família dos dromeossaurídeos, foi um animal carnívoro muito inteligente, por isso, talvez caçassem em grupo para ter mais vantagem de capturar a presa, ele possuía um longo focinho achatado e um grande cérebro em relação ao seu corpo, e, no seu pé havia uma garra enorme e curvada, sua principal arma quando ele fosse atacar uma presa.
Como vimos, nenhum dos dois se enquadra nas características analisadas, mas logo depois que o filme saiu no cinema os paleontólogos encontraram um esqueleto de um velociraptor com o tamanho mostrado no filme. Nesse caso, o filme antecedeu a ciência mais uma vez.