Conceitos de meio ambiente e natureza.
- Minha visão (memória)
A partir das discussões em sala minha definição de natureza ganhou novos contornos. Após a aula passei a observar mais atentamente o emprego da palavra em diversos contextos (proteger a natureza, faz parte da natureza dele, a natureza não perdoa etc.) e a reflexão sobre o conceito permeou diversos momentos do cotidiano. Acredito que seja positivo e demonstra uma abordagem investigativa do tema, influenciando e capacitando o aluno (eu, nesse caso) ao protagonismo da aprendizagem. Sobre o meio ambiente não pensei tanto, mas fiquei imaginando as definições em outros países, e como as concepções mudam em diferentes culturas.
- Aprendendo com o texto
Com o texto pude aprender que as definições de meio ambiente levam em conta fatores regionais e culturais. No Brasil, por exemplo, temos legislações que definem o significado de meio ambiente. Já a definição de natureza acaba sendo mais amplo. Etc etc etc
- Aprendendo com o Grupo
Com o grupo aprendi com olhares de diferentes formações (Geologia e Geografia) que essas duas palavras podem significar conceitos mais sólidos ou subjetivos de acordo com o contexto que é utilizada. etc etc etc
- Aprendendo com a Aula Expositiva
Com a aula foi possível entender e extrapolar os conceitos e inclusive obter valioso relato sobre a visão indígena de natureza e do planeta como um todo, explicitando que a visão de extremos (quente/frio, bom/ruim, real/imaginário) nos torna distantes do divino, já que em diversas culturas colonizadoras o conceito de divino parte de um céu, um local outro que não a terra em que vivemos, tornando a terra um espaço mundano, passageiro, a ser conquistado, utilizado e descartado para a ‘passagem ao plano divino’. Além desse relato ainda pude aprender com as definições legislativas de meio ambiente e textos curtos sobre algumas definições acadêmicas e limitadas dessas palavras.